TRABALHO TEORIA DA ARQ
NIEMEYER E A SECESSÃO VIENENSE
“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein.“
Oscar Niemeyer
2
Art Nouveau
(http://arquitracobrasil.wordpress.co
m/art-nouveau/)
http://arquitracobrasil.files.wordpres
s.com/2010/03/000188780.jpg)
Art Nouveau
(phatcatpat.blogspot.com.br/
2011/03/art-nouveau.html)
3
Nas obras de Gustav é possível notar que as mulheres são o foco principal de sua inspiração. Ele as retrata com cores vibrantes e formas ousadas, deixando explicito que, em sua concepção, o erotismo e a nudez são também expressão da arte, como na obra
Danae, 1907. Por esse motivo, Klimt foi criticado na obra de Adolf
Loos, Ornamento e Delito, pelo seu exagero erótico. Para Klimt a ornamentação enriquece o real.
O universo feminino era retratado pelo estilo, com movimento, de modo a utilizar formas sinuosas e orgânicas conferindo certa sensualidade e delicadeza, diferentemente de períodos anteriores.
Nesses períodos a mulher era considerada inferior culturalmente, onde não poderia expressar sua opinião, nem se sobressair em nenhum aspecto, devido ao puritanismo da época. Isso também era representado pela sua vestimenta recatada.
Enquanto o Art Nouveau se expandia, ocorria na Áustria a Secessão
Vienense, que foi o movimento no qual os artistas queriam romper com as tradicionais academias. Este movimento pode ser subdividido em duas vertentes, uma com Gustav Klimt (líder do movimento), mais próxima do Art Nouveau e outra, com Koloman
Moser, utilizando formas mais simétricas e simplificadas.
Gustav Klimt (loveisspeed.blogspot.com.br/2012/06/vienna-celebrates-150th-anniversary-of.html)
4
Mesmo o Art Nouveau possuindo uma técnica