TRABALHO ARQ
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias
Curso de Ciência da Computação
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
PROCESSADORES
Jonathan Duarte Rodrigues Pedroso - RA – B33742-7
São José dos Campos, 24 de Março de 2015.
1. INTRODUÇÃO A economia faz com que os componentes usados nos servidores sejam cada vez mais parecidos com os usados nos desktops, o que naturalmente inclui os processadores. Embora existam processadores específicos para uso em servidores, como o Sun UltraSPARC T1 (Niagara), a grande maioria dos servidores são baseados em processadores "domésticos", como o Core 2 Duos e o Athlon X2, ou mesmo em processadores de baixo custo, como o Celeron e o Sempron.
Apesar disso, tanto a Intel quanto a AMD investem valores consideráveis nas suas linhas de processadores destinados a servidores: do lado da Intel temos a linha Xeon (pronuncia-se "zion") e do lado da AMD temos o Opteron. Ambas as plataformas são baseadas nas mesmas arquiteturas utilizadas nos processadores domésticos, mas oferecem algumas diferenças importantes no caso dos servidores, como o uso de maior memória cache, suporte a multiprocessamento e a presença de mais núcleos, recursos que podem ser implementados sem grandes mudanças no projeto do processador. Em geral, os novos projetos começam a sua carreira como chips para servidores (onde os fabricantes podem trabalhar com margens de lucro maiores) e só depois de algum tempo é que chegam ao mercado doméstico. Com isto, as linhas de processadores para servidores estão quase sempre um passo à frente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 PROCESSADORES PARA SERVIDOR
Processadores INTEL
Os processadores para servidor Intel® proporcionam desempenho aprimorado e consumo eficiente de energia para aplicativos para empresas com uso intenso de dados. Os processadores para servidor Intel equipam uma gama de servidores multi-core 64 bits¹, permitindo otimizar os ambientes de computação, maximizando a