trabalho de argila
São Paulo/2013
ARGILA
É uma matéria-prima constituída por certo número diferente de minerais e de variadas proporções, encontrada na natureza com grande ação terapêutica e estética.
Tem grande poder de absorção de certas impurezas, com caráter de purificação e refrescância, alivia dores, recupera células teciduais, promove a nutrição e cicatrização, além da função adsorvente (é a adesão de moléculas de um fluido, o adsorvido, a uma superfície sólida, o adsorvente; os sólidos porosos como o carvão são ótimos adsorventes), anti-séptica e estimulante.Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos, conforme a sua concentração. São conhecidos como Oligoelementos,com concentrações pequenas que promovem ações específicas sobre o organismo.
AS ARGILAS SÃO CONSTITUIDAS POR;
1. Silicatos (sílica e alumínio) – anti-inflamatório e cicatrizante.
2. Oligoelementos (selênio, silício, zinco, manganês, lítio, enxofre, cobre, iodo e níquel).
- Selênio – micose, acne e seborréia.
- Silício – peles flácidas, estrias e celulite.
- Zinco – cicatrizante e desinfecção da pele.
- Manganês – processos alérgicos e cicatrizantes.
- Lítio – celulite e gordura localizada.
- Enxofre – dermatoses, acne e peles lipídicas.
- Cobre – acne, micoses e afecções microbianas.
- Iodo – queda de cabelo e quelóides.
- Níquel – obesidade e celulite.
Argila Verde - Sua coloração deve-se à presença de Óxido de Ferro, que atua em sinergia com os outros minerais presentes: magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui uma forte ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, adstringente, cicatrizante, bactericida, analgésica, atua na tonificação dos tecidos, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea, é esfoliante suave.