Nanocompósitos pvc
Introdução
Compósitos poliméricos reforçados com materiais inorgânicos já são utilizados na indústria há algumas décadas, porém, com o desenvolvimento da nanotecnologia uma nova linha de pesquisa tem ganhado destaque: os nanocompósitos poliméricos. Esse material tem sido amplamente estudado devido às melhorias que as nanocargas causam nas propriedades dos polímeros, como uma maior resistência mecânica e térmica, maior impermeabilidade, retardância a chama, além de flexibilidade de processamento. Além disso, os nanocompósitos apresentam uma baixa porcentagem de massa (em geral abaixo de 5%), sendo ótimos substitutos para os reforços tradicionais (normalmente entre 20 e 30% de massa) que podem trazes desvantagens nas propriedades e na produção dos compósitos [1]. Com o uso da nanotecnologia obtemos melhores resultados com uma menor quantidade (em porcentagem de massa) de reforços dispersos na matriz polimérica.
A matriz polimérica e suas propriedades
Os polímeros de uso geral são bastante utilizados na síntese de nanocompósitos devido à facilidade de processamento e ao baixo custo. Neste trabalho, a matriz polimérica utilizada é o PVC(Policloreto de vinila).Em comparação a outros polímeros, relativamente poucos estudos sobre a síntese de nanocompósitos de PVC foram realizados, porém esse material tem atraído interesse devido as suas propriedades.
O PVC é o segundo termoplástico mais consumido no mundo. Sua versatilidade pode ser explicada pela necessidade do composto de PVC ser formulado na presença de aditivos, podendo ter suas características alteradas em um amplo aspecto de propriedades dependendo de sua aplicação final, sendo rígido ou extremamente flexível. Outro fator considerado é sua adequação a diversos processos de moldagem. Entre suas propriedades podemos citar: propriedades mecânicas e físicas, resistência à abrasão, alta compatibilidade com