Copy of Relatorio acabado
1ºTDD3D
2014-2015
Nome: João Ventura Nº29
Indice
Indice I
Introdução 1
Introdução
O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de CRD. A temática escolhida foi a Argila devido a este tema ser interessante. Com este trabalho pretendemos conhecer um pouco mais sobre este tema.
Ao longo deste trabalho estudámos a argila, vou falar, de onde vem, como é feita a argila, da sua tradição, das suas técnicas e dos seus materiais.
A tradição da Argila
A argila é usada há milhares de anos, por exemplo no tempo dos nossos avós eles já utilizavam objectos em barro, e mesmo quando estamos a estudar as sociedades da antiguidade vemos que eles já utilizavam muitos objectos em barro.
Com o barro podemos fazer muitas peças de cerâmica muito bonitas e originais, é só termos imaginação.
No caso do nosso país, a utilização do barro tornou-se tradição em algumas zonas do nosso país.
Hoje em dia, a produção artesanal está a ser recuperada e utilizada na sua forma original e também pode criar formas inovadoras, através do trabalho de novos artesãos.
Argila ou Barro
A argila é extraída de uma rocha sedimentar, constituída por pequenas partículas acumuladas e depositadas no solo ao longo de milhares de anos.
Ao contrário das outras rochas, esta não é dura e pode ser removida com alguma facilidade.
A argila, ou barro, misturada com água, forma uma pasta facilmente modelável. É também necessário que seja devidamente limpa de impurezas.
Existem vários tipos de argila, conforme a sua posição: a argila branca, argila vermelha, argila amarela e argila cinzenta. As mais utilizadas para modelar são a vermelha e a cinzenta. Tipos de argila
Existem vários tipos de Argila. Os cerâmicos utilizam vários tipos de argila, tais como:
Caulim ou argila da china: Este tipo de argila trata-se de um tipo de