TRABALHO DE ANÁLISE TEXTUAL
Disciplina: Análise textual
Professora: Maria Socorro Sanches
Turno: Noite Sala: E -304
FERNANDA SALES MARQUES
TRABALHO DE ANÁLISE TEXTUAL:
Texto dedutivo e indutivo
FORTALEZA 2015
TEXTO NO RACIOCÍNIO DEDUTIVO E INDUTIVO. CORPUS CHRISTI
RACIOCÍNIO DEDUTIVO: O Corpus Christi é uma festa que tem origem no catolicismo, movimento recorrente no Brasil, que, traduzindo a expressão latina para o português, significa Corpo e o Sangue de Cristo. Realiza-se na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. É considerado um movimento de “guarda”, uma vez que para os católicos, representa uma obrigação espiritual, e o motivo também se deve a uma determinação proferida pelas conferências episcopais onde ocorrem esses eventos.
Em atendimento a uma recomendação expedida no Código de Direito Canônico, os fiéis fazem procissão, e dela tem o testemunho público o bispo diocesano, cujo ato representa adoração e veneração à Santíssima Eucaristia, na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Nessas solenidades, os bispos não podem se ausentar das suas respectivas dioceses.
RACIOCÍNIO INDUTIVO: As procissões que ocorrem nas vias públicas é fruto de uma recomendação do direito canônico, a qual determina que a autoridade diocesana providencie, onde for possível, a realização do evento, para que tenha testemunho da adoração à Santíssima Eucaristia.
Definiu-se, numa Conferência Episcopal realizada pela Igreja Católica, que é obrigatória a participação dos fiéis nas que eles consideram Santa Missa, cuja data se realiza na quinta-feira do dia seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.
A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é conhecida no Brasil como Corpus Christi, expressão latina que faz referência ao Corpo e o Sangue de Cristo.
Os católicos comemoram e caminham pelas ruas seguindo a procissão, com adoração à Santíssima Eucaristia, uma solenidade na qual se comemora o Corpo