Atividade Psicologia Sandra
ATIVIDADE PORTFÓLIO I
Vitória da Conquista – BA
2015
SANDRA MARA ALVES DE BRITO GIACHINI
ATIVIDADE PORTFÓLIO I
Atividade apresentada ao Curso Licenciatura em Letras Português e Inglês do Centro Universitário Clarentiano, Disciplina LITERATURA PORTUGUESA E BRASILEIRA: DO TROVADORISMO AO ARCADISMO. TUTOR WELLINGTON DE ASSIS SILVA RA: 1173322
Vitória da Conquista – BA
2015
O trecho retirado da obra de Candido nos mostra que, para ter uma literatura organizada deve apresentar três elementos distintos quais sejam: a existência de um conjunto de produtores literários, um conjunto de receptores e um mecanismo transmissor. Como diversos autores falam em suas obras, toda a literatura produzida durante o século XVI no Brasil é denominada Quinhentista ou Literatura de informação e jesuíta. São textos que se relacionam mais à crônica histórica que à literatura propriamente dita.
Nesse sentido Castelo (1975):
...como se fosse uma espécie de diário [a Carta] é, para nós, do ponto de vista literário, a primeira expressão do deslumbramento e ao mesmo tempo dos equívocos e intenções do colonizador português, através de uma linguagem fluente e poética, com certo senso de humor, embora um tanto grave, de mistura com um ou outro trocadilho malicioso.
Sendo assim, os textos como tinham o intuito de informar, deveriam ser denotativos, distantes da obra literária. O autor Candido cita os três elementos necessários e determinantes para que uma obra seja definitivamente literária, no período acima mencionado não vemos a existência destes elementos.
Assim, ao se interagir com as informações que aqui se mostram pertinentes, perceberá que mesmo a Carta de achamento do Brasil, que poderia oficializar essas manifestações em solo brasileiro, pertence, porém, à literatura portuguesa. Outro aspecto que também incidirá sobre suas percepções são os conhecimentos que o (a) acompanham em relação aos aspectos