Trabalho De Analise Textual
Monikety_xavier@hotmail.com
Imprimir Trabalho!
Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: monicacxs 08 setembro 2013
Palavras: 1843 | Páginas: 8
Linguagem e Comunicação
Nós todos usamos a linguagem, a maior parte do tempo, para pedir ou transmitir informações. Esse uso, mesmo quando é utilitário, não deixa de ser legítimo. Precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê-lo.
A linguagem, contudo, não se limita a informar, não se reduz à função de comunicar dados e fatos, conhecimentos constituídos. Há uma dimensão constituinte na atividade humana. Os seres humanos estão constantemente modificando o mundo; eles inventam coisas novas, eles se inventam a si mesmos.
A linguagem deve dar conta não só das necessidades objetivas, mas também das necessidades subjetivas, que expressam nas palavras, nas imagens, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções, nas instituições – em tudo o que os seres humanos precisam sentir diante do novo – a capacidade da humanidade de enriquecer sua linguagem. (...)
1° Leandro Konder afirma que a linguagem humana é utilizada com duas ``funções´´. Explique quais são elas.
R: Objetiva: informação
Subjetiva: comunicação
A de entender e de ser entendido.
• É possível afirmar que as explicações de Leandro Konder sobre essas funções exemplificam o fato de que ``é por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências´´? Por quê?
R: Sim. Porque através da linguagem que o homem se expressam nas palavras, nas imagens, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções, nas intuições.
2° Releia: [...] precisamos nos comunicar. Sinto uma necessidade dupla: quero que o outro (o interlocutor) me entenda e quero também entendê-lo´´. Nesse trecho, Leandro Konder faz referencia a um aspecto importante da atividade da linguagem. Explique.
R: A linguagem é de certa forma o meio