Trabalho de análise financeira de uma empresa
TRABALHO DE ANÁLISE FINANCEIRA
2006
INDICE
INTRODUÇÃO 1
1. A EMPRESA 3
2. ANÁLISE DA ACTIVIDADE DA EMPRESA 6
3. ESTRUTURA DE CUSTOS 8
4. ANÁLISE DOS FLUXOS DE TESOURARIA 11
5. ANÁLISE DOS PRINCIPAIS RACIOS FINANCEIROS E ECONÓMICOS DA EMPRESA 16
6. RELATÓRIO 26
7. CONCLUSÃO 29
8. BILIOGRAFIA 30
9. APÊNDICES 31
INTRODUÇÃO
A análise financeira é, por definição, a capacidade de avaliar a rentabilidade empresarial tendo em vista, em função das condições actuais e futuras, verificar se os capitais investidos são remunerados e reembolsados de modo a que as receitas geradas superem as despesas de investimento e de funcionamento realizadas num dado período de tempo.
Através da análise financeira pode-se não só analisar o desempenho histórico da empresa como avaliar a sua actual situação financeira. Podemos verificar se ela se encontra dentro dos parâmetros médios para o sector, compreender as politicas seguidas de um concorrente, ou verificar a saúde financeira da empresa através do grau de cumprimento dos objectivos propostos.
Conseguir compreender o passado é uma necessidade para objectivar o futuro, pelo que da analise surge naturalmente o planeamento financeiro, tanto que os gestores utilizam os planos financeiros para estabelecer objectivos concretos, antecipar surpresas e para avaliar se a empresa tem disponibilidades suficientes para fazer face aos seus créditos e/ou se dá boa aplicação aos seus excedentes de tesouraria. Em termos de análise da empresa, a base de trabalho foi constituída pelos dados fornecidos pelo SABI – Sistema de Análise de Balanços Ibéricos, a única Base de Dados Ibérica com Informação Económico-Financeira sobre mais de 700.000 empresas existentes em Portugal e em Espanha, com actualizações mensais de conteúdo. E os dados do sector na Análise de Balanços do Banco de Portugal. Dados os condicionalismos que sempre se colocam na elaboração das principais