Rene descartes
Rene Descartes (1596-1650), filósofo, cientista e matemático francês, considerado com Francis Bacon, um dos fundadores da Filosofia Moderna. Nasceu em 31 de março em La Haye, uma pequena cidade do distrito de Touraine, hoje chamada La Haye-Descartes, em sua homenagem. Por volta dos dez anos entrou para o colégio jesuíta de La Flèche, perto de Le Mans, fundado por Henrique IV, onde estudou Línguas Clássicas, Lógica, Ética, Matemática, Física, Metafísica; mais tarde ele viria a criticar o ensino de La Flèche. Desde a pouca idade, mostrou-se um tipo meditativo, impressionando seus mestres pela profundidade e independência de seu caráter e pela insistência em não aceitar sem reflexão os ensinamentos e opiniões recebidos. Rene Descartes foi considerado o primeiro pensador moderno, criou em suas obras discursos sobre o método e meditações. O método Cartesiano consiste no ceticismo metodológico que nada tem a ver com atitude cética: duvida-se de cada idéia que não seja clara e distinta.
Descartes institui a duvida: só se pode dizer que existe aquilo que puder ser provado, sendo o ato de duvidar indubitável, baseado nisso Descartes busca provar a existência do próprio eu.Constitui também o método de quatro regras básicas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.
Em Relação a ciência , Descartes sustentava, por exemplo, que o universo era pleno e não poderia haver vácuo. Acreditava que a matéria não possuía qualidades secundárias inerentes, mas apenas qualidade primaria de extensão e movimento, acreditava também que Deus criou o universo como um perfeito mecanismo de moção vertical e que funcionava deterministicamente sem intervenção desde então.
Descartes também foi muito importante para a descoberta da geometria analítica que apareceu em 1637 no pequeno texto chamado Geometria, nela, em resumo ele defende o método matemático como modelo para a aquisição de conhecimentos em todos os campos.
Em relação à filosofia "A filosofia nos ensina falar com