Trabalho de antropologia
(1° Publicidade & Propaganda – Noite)
Cultura Brasileira
Antropologia
Natureza da cultura: A palavra cultura é muitas vezes empregada para indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação, da instrução. Os antropólogos não empregam os termos culto ou inculto, de uso popular, nem fazem juízo de valor sobre esta ou aquela cultura, pois não consideram uma superior a outra, são apenas diferentes em nível de tecnologia ou integração de seus elementos. Sendo assim não há indivíduo humano desprovido de cultura, pois para os antropólogos a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
Conceituação:
Os antropólogos vêm elaborando desde o século passado inúmeros conceito sobre cultura e não chegaram a nenhum consenso sobre o significado exato do termo. Para alguns, é o comportamento aprendido, para outros é apenas abstração do comportamento, e assim por diante. A cultura, portanto pode ser analisada ao mesmo tempo, sob vários enfoques: ideias, crenças, valores, normas, atitudes, padrões de conduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos.
Localização da Cultura: Segundo Leslie A White, as coisas e os acontecimentos que constituem uma cultura são classificados em: intra-orgânica, interorgânica e extra-orgânica. Para esse autor, o conceito: crença, ato, objetivo e pode ser considerado um elemento da cultura desde que: Haja simbolização e Seja analisado em um contexto extra-somático.
Classificação da Cultura: A cultura pode ser classificada de diversas maneiras: material ou imaterial, real ou ideal. * Cultura Material (Ergologia) * Cultura Imaterial (Aspectos Animológicos) * Cultura Real * Cultura Ideal
Relativismo Cultural: A posição cultural relativista tem como fundamento a ideia de que os indivíduos são condicionados a um modo de vida especifico e particular, por meio do processo