Trabalho de analise de rochas
Prevenção de Doenças Profissionais do Trabalho
Características das substancias:
Arsênico, Fosfina, Crômio, Prata, Talio, Silica, Carvão
Equipe:
Aline Monteiro n°27
Amanda Faria n°02
Claudio Henrique n°05
Manoel Fernandes n°
Rodolfo Lopes nº19
Silvio Lessa n°20
Arsênico
Característica do elemento
O arsênio ou arsênico é considerado um semi-metal (metalóide) numa formula de cobre e crômio. Foi descoberto em 1250 por Alberto Magno.
Utilização/Finalidade
O arsênico é utilizado na indústria como conservante de couro, madeira e como componentes de herbicidas, pesticidas, corantes e medicamentos. Recentemente renovou-se o interesse principalmente pelo uso do trióxido de arsênio para o tratamento de pacientes com leucemia.
Doenças/Patologias
O arsênio e seus compostos são extremamente tóxicos, especialmente o arsênio inorgânico que pode causar o envenenamento crônico e levar a morte.As doenças que mais matam no mundo podem ser causadas por arsênio: doenças cerebrovasculares, diabetes e câncer. O arsênio é absorvido pelo organismo humano principalmente por inalação e ingestão. Basta uma dose de 140 miligramas de arsênio inorgânico para causar a morte de um ser humano adulto por dano à respiração celular, em poucas horas ou dias.
Tratamento
O tratamento da intoxicação por arsênico baseia na eliminação do tóxico presente no organismo, através de uma lavagem gástrica. Em caso de intoxicação crônica, deve-se acabar com a exposição do paciente à fonte de intoxicação.
Prevenção
Principais medidas de controle: * Mudança de matérias primas; * Enclausuramento do processo; * Ventilação local adequada; * Exames médicos freqüentes; * Equipamentos de proteção coletiva (exaustores) e individual (luvas e mascaras); * Sinalização eficiente.
Fosfina Característica do elemento Fosfina ou Fosfamina nome comum para o hidreto de fósforo (PH3), é um gás incolor inflamável e altamente tóxico, cujo