ANALISE ESTRUTURAL PARA CORTES DE TALUDES EM ROCHAS
RESUMO
A geologia tem o papel fundamental em obras que envolvem maciços rochosos, sendo elas sobre a superfície do maciço ou insitu, na mineração ou em qualquer obra de construção civil, isto é fundamental para saber o comportamento de cada maciço, e para isto cada local é um diferente desafio que cada geólogo supera no dia a dia. Aqui neste trabalho será mostrado como que se coleta, como se faz o tratamento e como se analisa os dados estruturais obtidos de um maciço rochoso.
Palavras chaves: Coleta, tratamento e analise de dados estruturais de um maciço rochoso.
1. INTRODUÇÃO
O nome genérico de taludes compreende-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, como as encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A analise estrutural de taludes tem como objetivo determinar possíveis rupturas governadas por feições estruturais e as prováveis feições instabilizadoras sejam elas ruptura planar, tombamento, ruptura em cunha ou circular. Os processos de investigação são de fundamental importância e o cuidado nesta faze inicial do trabalho deve ser minucioso, pois os erros cometidos, serão refletidos em todo o resto do processo, é sabido também que neste momento a coleta dos dados em geral não é feita por engenheiros e geólogos, por isso é valido que desde o momento da coleta até o processamento das amostras sejam acompanhadas pelo responsável do projeto. Em seguida a analise dos dados e a interpretação formam o complemento para que o sucesso no trabalho venha a se confirmar.
2. COLETA DOS DADOS (INVESTIGAÇÕES MECÂNICAS)
Os principais métodos de investigação mecânica de campo utilizado para reconhecimento geológico-geotécnico são: sondagem a varejão (sv); sondagem a trado (st); poço ou trincheira de inspeção (pi/ti); sondagem a percussão (sp); sondagem rotativa (sr); perfuração com rotopercussão (rp); galeria de