Trabalho De Amostragem
Dentro do campo de atuação das engenharias a estatística é uma ferramenta matemática de grande importância, sendo ela utilizada para desde o controle de processos até o planejamento de novas estratégias. Esse texto trata do conteúdo relacionado à Amostragem, sendo seu objetivo principal apresentar de forma simples e concisa a importância da amostragem em um trabalho estatístico e quais os tipos e técnicas de amostragem utilizadas pelos pesquisadores para obtenção de resultados idôneos e representativos.
“Os levantamentos por amostragem têm a finalidade de reproduzir a realidade estudada. [...] Os dados São coletados em amostras da população de estudo e as medidas calculadas (estimativas) passam a ser as informações disponíveis para os valores populacionais desconhecidos (parâmetros).” (FERREIRA, D. F. Estatística Básica, 2005, p. 57)
Daniel Furtado mostra em suas palavras que a partir de uma amostra da população é possível obter dados que são capazes de representar as características que se deseja estudar de toda uma população que talvez fosse impossível de ser analisada devido a diversos fatores.
BOLFARINE & BUSSAB (2005, p.1) nos mostram que existem uma grande quantidade de maneiras de se obter uma amostra, “mas todos têm o mesmo objetivo, obter informações sobre o todo se baseando no resultado de uma amostra.” E eles ainda lembram “[...], o uso inadequado de um procedimento amostral pode levar a um viés de interpretação do resultado.” É preciso então que se tome uma série de medidas preventivas no procedimento de seleção das unidades elementares da amostra para que ás mesmas sejam representativas e forneçam resultados exatos.
As técnicas e métodos de amostragem, que serão aqui apresentados, foram desenvolvidos justamente com o propósito de possibilitar um controle na obtenção desses dados.
2.0 – POPULAÇÃO E AMOSTRA
Segundo BUNCHAFT & KELLNER (2001, p. 28) “A população é constituída por todos os elementos que o pesquisador deseja investigar e é