trabalho de amc
De
AMC
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................
INTRODUÇÃO
Dada a importância das glândulas salivares no processo digestivo e na proteção da mucosa bucal, é fundamental o conhecimento de suas estruturas anatômicas e do seu comportamento fisiológico, para compreendermos melhor os estados fisiopatológicos.
As glândulas salivares são, com freqüência, sede dos mais variados processos patológicos, tanto de caráter local como constituindo epifenômenos de enfermidades gerais. Clinicamente, essas doenças manifestam-se por aumento de volume e distúrbios na secreção, tornando-se imprescindível, portanto, o emprego de exames complementares para o seu diagnóstico. Dentre os diversos exames, a sialografia é reconhecidamente um método de avaliação radiográfica de incontestável utilidade e que vem sendo usado de longa data para o estudo das glândulas parótida e submandibular.
O que é Sialografia: É o exame radiológico das glândulas salivares parótidas, submandibulares e sublinguais através da cateterização dos ductos salivares correspondentes.
O que são as glândulas salivares: As glândulas salivares são consideradas anexos do sistema digestivo. São responsáveis pela secreção de saliva e apesar de numerosas, só nos interessam as chamadas extraparietais, que compreendem três pares de glândulas:
GLÂNDULA PÁROTIDA: Esta situada lateralmente na face e anteriormente ao pavilhão do ouvido externo. Seu canal excretor, o ducto paródico, abre-se no vestíbulo da boca, ao nível do 2º molar superior. O processo infeccioso que se assenta na paródita (parotidite) é conhecido com o nome de caxumba.
GLÂNDULA SUBMANDIBULAR: Localiza-se anteriormente à parte mais inferior da parótida, protegida pelo corpo da mandíbula. O ducto submandibular abre-se no assoalho da boca, abaixo da língua, próximo ao plano