Trabalho De Alesson E Miguel
A participação da comunidade é fundamental para qualquer política de gestão das águas, como diz a jornalista Cecy Oliveira. “E ela só irá participar ativamente na medida em que estiver informada sobre as reais condições dos mananciais, as causas e conseqüências da degradação e as medidas, equipamentos e tecnologias disponíveis”, comenta.
Cecy é a jornalista responsável pela Revista Água Online, que desde 2000 tem o objetivo de ser um canal de articulação, organização e disseminação de informações e análises sobre temas relativos ao saneamento ambiental. A Revista pode ser acessada através do site www.aguaonline.com.br e é abrigada pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (Ibeasa). Sem a consciência da sociedade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, fica impossível garantir água de boa qualidade para esta geração e as futuras. Mas ter consciência do problema não é o bastante; é necessário a participação de todos no trabalho de preservação deste bem tão essencial. “Não basta apenas chamar a atenção da população através de manchetes alarmistas. O Dia Mundial da Água tem que ser todo o dia. Tem que levar a população a olhar os mananciais que estão próximos, a participar do trabalho dos comitês de bacias, a exigir de seu parlamentar medidas que garantam os recursos necessários ao saneamento ambiental, a uma gestão participativa dos recursos hídricos e a valorização da água como insumo necessário à manutenção de todas as formas de vida”, comenta Cecy.
A educação é o caminho mais seguro para este desenvolvimento. Tanto para os jovens estudantes quanto às pessoas que já não freqüentam mais as escolas: no dia 22 de março é necessário fazer uma análise, conscientizar e agir.
Plano de recursos
A falta de saneamento básico, juntamente com o uso inadequado da água na agricultura, aparece como um dos principais fatores da degradação dos recursos hídricos brasileiros. No início de 2006, o Ministério do Meio