ENQUADRAMENTO HISTORICO DO PENSAMENTO DE JOHN LOCKE
1.1 Vida e obra de John Locke1.
John Locke nasceu em 1963, nasceu em Wiington, em somersetshíré, na Grã-Bretanha. Estudou em Christ Church, Oxford, tendo-se formado como bacharel e mestre. Tornou-se professor particular em Oxford, ensinado grego, retórica e filosofia. Era praticante de medicina, embora não tivesse terminado seu curso de medicina. Foi secretário do conde de Shaftesbury. Mudou-se, então, para Londres, onde se tornou membro da Real Sociedade e serviu em seu conselho. Escreveu durante vinte anos sobre o entendimento humano, e o augusto resultado desses esforços foi sua publicação An Essay Conceming Human Understanding, (Ensaio sobre o entendimento humano) publicado pela primeira vez em 1690. No mesmo ano, escreveu An Essay concerning Toleration (Ensaio sobre a tolerância). Em 1693, publicou The Reasonableness of'hrìstianity (A razoabilidade do Cristianismo).
Locke se meteu em dificuldades políticas e mudou-se para um lugar perto de Paris, na França, a fim de se proteger de inimigos. Em Paris, ele entrou em contacto com muitas personagens bem conhecidas dos campos da ciência e da filosofia. Seu protector, o conde de Shaftesbury, esteve em grande perigo de vida, devido a questões políticas. Em vista disso, Locke mudou-se para a Holanda, onde se ocultou sob o nome falso de Dr. Van der Linden. Visto que perdeu sua posição de professor em Oxford, passou a escrever e a ensinar na Holanda. Tinha, na época, cinquenta e quatro anos de idade.
Mas, quando James II, rei da Inglaterra, foi deposto, Locke pôde retomar à Inglaterra, em 1688. Tomou a brilhar na política e foi-lhe oferecida a posição de embaixador, em Brandeburgo, mas ele não aceitou o oferecimento. Então, foi nomeado comissário de apelos. Foi por essa época que ele publicou certo número de livros. Locke estabeleceu residência permanente com um seu amigo, de nome Masham, que vivia em Oates, em Essex, na Inglaterra. A Sra., Masham era filha de