metodologia da pesquisa
A norma NBR 14724 (2002) especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Aplica-se, no que couber aos trabalhos intra e extraclasse da graduação. Este trabalho vem apresentar de forma explicativa sucinta alguns destes temas a fim de alcançar uma fácil compreensão de seus leitores.
2 PESQUISA
As técnicas de pesquisa os meios para a realização das pesquisas. Podendo ser utilizados em pesquisas de diferentes metodologias. Mas, desde que haja uma compatibilidade com o modelo/padrão adotados. As técnicas de pesquisas são as seguintes: Documentação, entrevistas, entrevistas estruturadas, entrevistas não-diretivas, história de vida e questionários.
2.1 CONCEITOS E FINALIDADES DA PESQUISA
Existem muitos conceitos sobre pesquisa, uma vez que os estudiosos ainda não chegaram a um consenso sobre o assunto, pois há vários pensamentos e ideias sobre pesquisa, envolvendo os diferentes campos do conhecimento humano. O ponto de partida da pesquisa encontra-se no problema que se deverá definir, examinar, avaliar, analisar criticamente, para depois ser tentada uma solução. É uma indagação minuciosa ou exame crítico e exaustivo na procura de fatos e princípios.
A pesquisa, portando, se torna em um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Engloba todas as investigações especializadas e completas, abrangendo os vários tipos de estudos e de investigações mais aprofundados, é sintetizada por objetividade e sistematização de informações fragmentadas. A pesquisa tem importância fundamental no campo das ciências sociais, principalmente na obtenção de soluções para problemas coletivos, que atingem um grupo.
A finalidade da pesquisa é