Trabalho desenhos construtivismo
10 de abril de 2015
Curso de Psicologia
Interpretação dos Desenhos
Psicologia Construtivista
Gabriel Pereira Domenicheli RA: C37cjb3
Jéssica Soares de Almeida RA: C20IAI0
Barbara Carolina de Faria RA: c3826d6
Introdução geral sobre desenho infantil.
O desenho infantil apareceu em 1927, a partir das própias observações de Luquet que recolhei sistemáticamente por toda parte.
Luquet utiliza desse modo a sua cultura filosófica, não é o observador frio que julga e classifica desde suas concepções, mas sobre tudo um apaixonado desse jogo que as crianças praticam espontâneamente e, muito naturalmente procura participar nele. Assim, estabelece um diálogo que pode ainda inspirar a atitude do atual educador, senão segundo a letra, menos segundo espírito.
A transparência e o rebatimento, para citar apenas estas duas manifestações típicas do realismo intelectual de Luquet, pelo contrário, impõe-se as crianças para traduzir sentimentos e sensações, ultrapassando largamente, pela sua profundidade, o simples desejo de representar objetos.
A criança desenha para se divertir. O desenho é um jogo como qualquer outro e que se intercala entre ele. Convém notar que é um jogo tranquilo que não exige companheiro e ao qual se pode dedicar em casa tão comodamente como ao ar livre. Por consequência o desenho será praticado pelas crianças de temperamento relativamente calmo e por todas as crianças em momento de solidão quando alguma circunstância não permite jogos ao ar livre.
O desenho compôe de dois elementos: a ação de desenhar em geral e a execução de um desenho determinado.
O desenho, uma vez executado ou em plena execução recebe uma interpretação. Aintenção era apenas o prolongamento de uma ideia que a criança tinha no espirito no momento de começar o traçado, do mesmo modo, a interpretação deve-se a uma ideia que tem no espírito enquanto executa esse traçado.
O realismo furtuito !
(...)Por conseqüência o desenho será