trabalho de aeroportos
Professor: Wladimir Segantini
Aluno:
Rodrigo Fagundes
Índice.
1. História -------------------------------------------------------------------------------- pág. 3
2. Estrutura ------------------------------------------------------------------------------- pág. 4
3. Referências Bibliográficas- ------------------------------------------------------ pág. 6
1 - HISTÓRIA
Congonhas foi construído com a intenção de prover São Paulo com um aeroporto que não estivesse sujeito às enchentes do rio Tietê, como ocorria no Campo de Marte. Na década de 1970, um salão do aeroporto com vista para a pista era usado para inúmeras festas de formatura, casamento e assemelhados.
Desde a década de 1980, quando foi planejado e construído o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, Congonhas — de pequena capacidade e localizado no meio da cidade — atende regularmente apenas aos vôos domésticos. Por este motivo, em 2008 a ANAC retirou a determinação de "Internacional" do aeródromo (Segundo o Guia Panrotas de dezembro/2008, o aeroporto continua se chamando Aeroporto Internacional de Congonhas). Entretanto, o mesmo recebe vôos internacionais de comitivas oficiais estrangeiras e nacionais, cabendo à Polícia Federal realizar a imigração das aeronaves.
Saguão principal do Aeroporto de Congonhas.
Em que pese a redução no movimento do aeroporto, o mesmo permanece com tráfego elevado, sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Um projeto de reformulação e melhorias para adequar o aeroporto ao tráfego de 12 milhões de passageiros/ano foi posto em prática pela Infraero, e suas obras tiveram início em 2003. A primeira etapa da obra, com a reformulação da área de embarque e desembarque, com a instalação de fingers, ficou pronta em 15 de