Trabalho De Aduba O
Componente Curricular: Adubos e Adubação
Professor: Alexandre Costa Leão
Grupo (a): Edna Milena Souza Gomes Letícia
Sintomas visuais e deficiência dos macronutrientes de formas iônicas de absorção.
INTRODUÇÃO
As plantas necessitam de dezesseis elementos para o seu desenvolvimento: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, manganês e zinco.
O carbono e o oxigênio são obtidos do ar, nas formas de CO2 e O2 que são utilizados nos processos de fotossíntese e respiração. O hidrogênio, como também o oxigênio, é encontrado na água. Os outros elementos são encontrados no solo sob diversas formas. Os nutrientes que são exigidos em grandes quantidades são chamados de macronutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre; os que são exigidos em pequenas quantidades são chamados de micronutrientes: boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, manganês e zinco. A carência ou o excesso de um ou mais nutrientes pode ser caracterizada por meio de sintomas visíveis nas folhas, ramos e frutos, ou, ainda, por meio de análise do tecido vegetal, mesmo quando não ocorrem sinais visíveis de deficiência ou de toxidez do nutriente em estudo.
Normalmente as plantas apresentam sintomas visuais de deficiência quando o nível de algum nutriente exigido está abaixo daquele considerado suficiente para a espécie. A deficiência de um nutriente afeta o crescimento, a produção da espécie e resulta no decréscimo de sua concentração na planta, (MARSCHNER, 1995),. O objetivo deste trabalho foi caracterizar os sintomas visuais da deficiência nutricional nas plantas.
DESENVOLVIMENTO
Nitrogênio (N)
O Nitrogênio é um