trabalho de administração
1209 palavras
5 páginas
Harrington Emerson foi um dos pioneiros da América em Engenharia e Gestão Industrial e teoria organizacional. Suas maiores contribuições foram para instalar seus métodos de gestão em muitas empresas industriais e para promover as ideias de gestão científica e eficiência a um público de massa. Uma das personalidades mais eruditas e cosmopolitas associados ao movimento de gestão científica, Harrington Emerson estabeleceu um negócio de consultoria modestamente bem-sucedido como engenheiro de eficiência, foi autor de livros sobre a eficiência industrial, foi promotor e divulgador desse movimento que iniciou quando ainda era auxiliar de Frederick Taylor. Emerson simplificou os métodos de estudos desenvolvidos por Taylor, popularizando a Teoria da Administração, e quase duas centenas de empresas adotaram várias características desse sistema de Eficiência desenvolvido por Emerson, que incluiu procedimentos de produção de roteamento, condições de trabalho padronizados e tarefas, e um plano de bônus que elevou os salários dos trabalhadores, de acordo com uma maior eficiência e produtividade.
Em conjunto com o seu trabalho de consultoria, Harrington Emerson desenvolveu uma filosofia elaborada de eficiência e divulgou suas ideias em livros e periódicos, como escritor e conferencista ampliou a compreensão do público sobre a gestão científica e definiu um papel social maior para engenheiros além da solução de problemas técnicos.
Harrington Emerson nasceu em 02 agosto de 1853 em Trenton, New Jersey, e de 1862 a 1876, estudou com professores e em escolas privadas na Inglaterra, França, Itália e Grécia. Além de aprender línguas e arqueologia, frequentou aulas de engenharia no Royal Bavarian Polytechnique de 1872 a 1875. Emerson voltou para os EUA em 1876 e adquiriu uma posição de Professor de Línguas Modernas da Universidade de Nebraska. Suas idéias educacionais seculares e progressistas entraram em confronto com o fundamentalismo religioso dos reitores da universidade,