Gestão de Negocios- Princípios do Equador
Meio Ambiente–Princípios do Equador
Ursula Schneebeli e Luis Fellipe Barbosa
Rio de Janeiro, 4 de Março de 2014.
Princípios do Equador
Os Princípios do Equador são um conjunto de políticas e diretrizes (salvaguardas) a serem observadas na análise de projetos de investimento da modalidade project finance de valor igual ou superior a US$ 10 milhões. Tendo por base critérios estabelecidos pelo International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial, as salvaguardas versam sobre avaliações ambientais; proteção a habitats naturais; gerenciamento de pragas; segurança de barragens; populações indígenas; reassentamento involuntário de populações; propriedade cultural; trabalho infantil, forçado ou escravo; projetos em águas internacionais e saúde e segurança no trabalho. Resumidamente, são critérios para a concessão de crédito, que asseguram que os projetos financiados sejam desenvolvidos de forma socialmente e ambientalmente responsável. Essas políticas surgiram no ano de 2002 , em Londres, em um encontro de altos executivos que buscavam discutir e trocar experiências na área de projetos envolvendo questões ambientais e socias nos países emergentes.
Em 2003, dez dos maiores bancos no financiamento internacional de projetos (ABN Amro, Barclays, Citigroup, Crédit Lyonnais, Crédit Suisse, HypoVereinsbank (HVB), Rabobank, Royal Bank of Scotland, WestLB e Westpac), responsáveis por mais de 30% do total de investimentos em todo o mundo, lançaram as regras dos Princípios do Equador na sua política de concessão de crédito.
O que é International Finance Corporation (IFC)?
A International Fincance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o setor privado nos