historia da tv brasileira
Fala 1: A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 1941 na cidade de Nova York, do alto do edifício Empire State, pela emissora NBC.
Fala 2: Mas é somente nove anos depois que a televisão é inaugurada no Brasil, na cidade de São Paulo em 18 de Setembro de 1950 o ilustre Assis Chateaubriand importa clandestinamente 200 aparelhos dos EUA e distribui entre seus amigos e familiares. Naquele mesmo dia então, é exibido o que é considerado o primeiro programa televisivo do país: “TV na Taba”, uma alusão aos primeiros habitantes do país.
Fala 3: A emissora de São Paulo funcionava em uma parte dos estúdios da Rádio Tupi, denominada PRF 3, prefixo que a TV utilizou por alguns anos. Como no Brasil as concessões de televisão eram entregues às emissoras de rádio, a televisão era encarada como "um rádio com imagens", assim vários artistas de rádio, participaram das primeiras transmissões. Em 20 de Janeiro de 1951 finalmente chegava ao Rio de Janeiro a TV Tupi Canal 6.
Fala 4: Em 1952 acontece a primeira atividade jornalística na TV. No Rio e em São Paulo transmitia-se o Repórter Esso. Em 1953 estreia a TV Record canal 7, que teria seus estúdios tragicamente incendiados em 1960, obrigando a emissora a utilizar links com a TV do Rio para satisfazer sua programação.
Fala 5: Em 18 de Setembro de 1960 entrava no ar a TV Excelsior ocupando os antigos estúdios cinematográficos Vera Cruz.
Fala 6: Em 1961 começa no Brasil o que é até hoje um dos maiores sucessos da TV: as telenovelas. Estreando com “2-5499 Ocupado” pela TV Excelsior, muitas outras vieram a fazer sucesso como: Alma Cigana, O Desconhecido, entre outras.
Fala 7: Em 26 de Abril de 1965 estreava no canal 4 a TV Globo do Rio, sob acusações de investimento ilegal da americana Time-Life, cerca de 6 milhões de dólares. Em 1969 a TV Globo, que possuía uma qualidade superior as demais graças ao investimento externo, estreou no dia 1 de Setembro o Jornal Nacional,