História da tv brasileira
A televisão brasileira teve a sua estreia no dia 3 de abril de 1950. Em 10 de setembro foi realizada a primeira transmissão experimental da TV Tupi de um filme sobre a volta de Getúlio Vargas para a politica.
Assis Chateaubriand realiza o seu grande sonho no dia 18 de setembro de 1950 inaugurando a TV Tupi de São Paulo. O primeiro programa foi “TV na Taba”. “Sua vida me pertence” se torna a primeira telenovela brasileira, e na mesma novela tem o primeiro beijo televisivo. Em 17 de junho, mais precisamente as 19:45 vai ao ar o “Repórter Esso”, programa de cunho jornalístico de muito sucesso no rádio e mantendo o mesmo na televisão. E surge a TV Excelsior. No fim de 1958 estreia a “Discoteca do Chacrinha”, com a apresentação de Abelardo Barbosa, o Chacrinha.
Na década de 60, Silvio Santos faz a sua estreia na TV como apresentador. Em 26 de abril é inaugurada a Rede Globo. Na TV Excelsior vai ao ar a primeira novela diária brasileira “2-5499 Ocupado”, com Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Em abril de 1968, morre Assis Chateaubriand, aos 75 anos. No dia 1º de setembro de 1969 estreia o Jornal Nacional, no auge da Ditadura Militar. A TV Excelsior depois de 10 anos é extinta. O fim da década é marcado pelos grandes festivais populares de música brasileira.
Na década de 70 é transmitida a Copa do Mundo do México, no sistema NTSC e sendo transmitida em cores.
O Ministério das Comunicações regularmenta a exibição de 3 minutos de comerciais a cada 15 minutos de programação, que é praticado até hoje. A Festa da Uva é a primeira transmissão ao vivo em cores via Embratel. Em 1972 estreia o programa infantil “Vila Sésamo”. A TV Bandeirantes se torna a primeira emissora brasileira a transmitir a sua programação em cores. Em 1973 estreia o “Fantástico”, no formato de jornalismo e entretenimento de sucesso até hoje.
Em 1980 existem 106 emissoras comerciais e 12 estatais. Em 24 de janeiro do mesmo ano, os funcionários da TV Tupi entram