Origens da Teoria das Relações Humanas
Seus Objetivos
Identificar as origens e o contexto no qual surgiu a Teoria das Relações Humanas, deslocando a ênfase na estrutura e nas tarefas para a ênfase nas pessoas.
Mostrar a experiência de Hawthorne e suas conclusões.
Mostrar a preocupação psicológica e sociológica quanto à influência massificante da civilização industrial sobre o ser humano e o papel da Administração nesse aspecto.
Identificar a concepção de Administração a partir de uma nova concepção da natureza do ser humano: o homem social.
As origens da Teoria das Relações Humanas.
A civilização industrializada e o homem.
As Origens da Teoria das Relações Humanas
A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando- a aos novos padrões de vida do povo americano. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica. As idéias da filosofia pragmática de John Dewey2 e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin" foram fundamentais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção.3 A sociologia de Pareto foi fundamental. As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a oordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da
Administração.