Trabalho De Administra O Mari
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Curso de Ciências Econômicas - FACE
MARIANE SANTOS PEREIRA
NATHÁLIA
PAMELA
JÉSSICA
BRUNO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -
PRINCIPAIS ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E ECONÔMICOS.
Dourados - MS
2015
INTRODUÇÃO
A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações ocorridas no ambiente econômico e social da Inglaterra. Entretanto, a maior mudança foi a que ocorreu no ambiente de trabalho, o fato de máquinas produzirem em maior escala e em menor tempo, o que o trabalho manual não era capaz e de haver o início da mão de obra assalariada.
Começou na Europa, mas, pelo seu espírito capitalista, modificou a estrutura do mundo todo. A Inglaterra foi pioneira nesse processo da Revolução Industrial por diversos fatores. Entre eles, pelo fato de possuir uma rica burguesia, que acumulou capital suficiente para investimentos em projetos para criação e progresso de máquinas de alto custo de instalação.
Outro fator é porque era dona da mais importante zona de livre comércio da Europa, tinha uma localização privilegiada, pelo fato de estar perto do mar, o que facilitava a exploração de comércio marítimo, sendo essa a razão do aumento de riqueza da burguesia.
Após a Revolução Gloriosa instituir que a propriedade seria privada, houve um contingente grande da população rural que foi em busca de oportunidade de emprego nas industrias. Com isso, a Inglaterra não deu conta de oferecer moradia suficiente para todos e com isso muitas famílias dormiam sobre o mesmo cômodo.
E também ocasionou na busca de melhores condições de transporte efetivo para esses trabalhadores poderem chegar mais rapidamente ao serviço e os produtos às mãos dos consumidores, servindo para a inovação dos meios de transporte, que acabou por acentuar mais ainda o industrialismo.
1. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1.1. Pioneirismo Inglês
Quando se fala em Revolução Industrial, o aspecto revolucionário