dieletricos
Quando se trata de campos eletrostáticos, o meio no qual os mesmos existem deverá ter resistividade muito alta, ou seja, deverá opor-se tanto quanto possível, à passagem de corrente elétrica de condução, motivo pelo qual recebe o nome de dielétrico.
O material que o constitui é designado por isolante.Os materiais dielétricos “limitam os condutores” nos equipamentos elétricos formando o isolamento elétrico entre as partes nas quais existe uma diferença de voltagem.O propósito do isolamento elétrico pode ser ainda concebido como um “bloqueio” da corrente elétrica, impedindo-a de fluir por onde não deve passar; em resumo confinando-a aos circuitos condutores do sistema.
O papel dos dielétricos na eletrotécnica é muito importante e tem dois aspectos:- realizam o isolamento entre os condutores, entre eles e a massa ou a terra, ou, ainda, entre eles e qualquer outra massa metálica existente na sua vizinhança;-modificam, em proporções importantes, o valor do campo elétrico existente em determinado local.
1-Materiais Dielétricos:
Os materiais isolantes ou dielétricos caracterizam-se por oferecer uma considerável resistência à passagem da corrente elétrica comparativamente ao valor intrínseco correspondente dos materiais condutores.Tal comportamento tão diverso resulta de determinadas propriedades peculiares dessa família de materiais, dentre elas os fenômenos de polarização e de perdas.
Podem-se considerar os dielétricos como substancias nas quais os elétrons estão fortemente ligados aos seus átomos e desse modo eles não podem participar do processo de condução elétrica.
Os dielétricos utilizados em eletrotécnica podem apresentar-se sob os estados gasoso, liquido e sólido, sendo que nesse ultimo estado citado, sua aplicação pode ser realizada em estado liquido ou pastoso, ou então usado em estado sólido propriamente dito
* Fatores que influenciam na variação da rigidez dielétrica dos sólidos
1-Espessura do isolante: a tensão de ruptura não é proporcional a