Trabalho de Adm
DE
GESTÃO EMPRESARIAL
Curso: Técnico em Administração.
Instituição: Etec (Extensão em Cajati).
Aluno: Alex Sandro Guilherme Mateus n°2
Professor: Rafael Bortone.
Era clássica: Classificada a partir das idéias do engenheiro Francês Henri Fayol, caracterizado pela ressalva na estrutura organizacional, visava o minimizar custos com máxima eficiência, também tinha um aparato operacional e gerencial em uma organização, ou seja, desde a chefia até a mão-de-obra.
Porém obtiveram várias criticas como, obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado, manipulação dos trabalhadores, e a inexistencia de fundamentação cientifica das concepções.
Revolução Industrial: (Período 1960/1820/1840).
Foi um momento inovador, onde marca a chegada de métodos novos de produção (máquinas), deixando para trás, modos artesanais e braçais, para elaboração de produtos.
Um momento importante, pois qualquer sociedade organizada nessa época foi impactada por esse advento inovador, não somente pelo modo de produção e sim pela mudança na renda Per capita, pois alcançou níveis significativos altos para aquela época.
Consequentemente se viu a necessidade de administar essas organizações, pois tudo dependia da sincronia de trabalho, claro que houve diminuição na mão-de-obra desqualificada, pois a operação de máquinas dependia, e dependem da fácil aprendizagem do colaborador, ressaltando que nesse tempo o termo colaborador nem sequer era utilizado.
Resumindo a Revolução Industrial foi algo que transformou e repercutiu até os dias atuais, necessitando cada vez mais de administração no campo empresarial e pessoal.
Teorias administrativas: dentre elas temos;
Teoria clássica;
Teoria científica;
Teoria burocrática;
Teoria das Relações Humanas;
Abordagem cientifica: É um método de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor, com o objetivo de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, estudava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo