trabalho de adm
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA, ÉTICA E SOCIEDADE
PROFESSOR (A): FRANCISCO CARLOS ABREU
RELATÓRIO
“Código de ética profissional – Dos Direitos”
TERESINA
2014
ÉRICLES RYAN CARVALHO MOREIRA
GERRIVAL ALVES DO NASCIMENTO CARVALHO
GUSTAVO AGUIAR SAMPAIO SILVA
JEFFERSON SANDERSON SILVA
JOELMA OLIVEIRA RODRIGUES
KLISMAN BRUNNO SOARES SILVA
LEONARDO DAMIAN IBAÑEZ
LUCAS GOMES LIMA
RELATÓRIO
“Código de ética profissional – Dos Direitos”
Relatório “Código de ética profissional – Dos Direitos” apresentado na Faculdade Santo Agostinho como requisito parcial à obtenção de 4,0 pontos para última avaliação da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica, Ética e Sociedade.
Orientador: Prof. Francisco Carlos Abreu
TERESINA
2014
RESUMO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO Os Códigos de Ética Profissionais tem por objetivo estabelecer os princípios ético-morais pelos quais os profissionais devem seguir e aplicar. Eles regulam a atuação deles.
1.1 HISTÓRICO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL Graças ao trabalho de um grande número de lideranças profissionais, em 1933, através do Decreto Federal 23.569, foi criado e organizado o sistema profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura, instalando-se imediatamente o Conselho Federal e oito Conselhos RegionaisTreze anos após, sensível às legítimas demandas da organização profissional, foi baixado o Decreto Lei 8.420/46, que concedeu aos conselhos maior autonomia e capacidade de “dirimir dúvidas e preencher omissões na regulamentação”. Exercitando essa autonomia, em 1957, através da Resolução n. 114, o Conselho Federal aprovou o primeiro Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura. Por determinação