trabalho de adm
Figura 1 Desempenho da Indústria - 1998 (%)
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1998.
Em um levantamento feito pela FEEMA, as indústrias químicas e metalúrgicas são as principais responsáveis pela geração de resíduos perigosos e de alta periculosidade. Considerando-se incluídas as atividades de tratamento metálico de superfície, os processos de refino de petróleo e as petroquímicas, bem como as indústrias de materiais elétricos e de comunicação. (Filho & Ferreira, 1987).
Nesses dois segmentos da indústria, setores químico e petroquímico, é produzido uma série de materiais sólidos e resíduos oleosos, muitas vezes contaminados com agentes químicos, de difícil reaproveitamento imediato. Como conseqüência surge uma enorme dificuldade para dar um destino final apropriado a esse passivo ambiental.
Além disso, muitas vezes há necessidade de uma melhor identificação desse material de final de processo, de forma a facilitar o seu trato e, conseqüentemente, um destino final apropriado. Segundo a NBR 10.004/87, Classificação de Resíduos Sólidos, as características que conferem periculosidade a um resíduo são: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Dessa forma, os resíduos são classificados em função de suas propriedades físicas, químicas ou infectas contagiosas e na identificação de contaminantes presentes em sua massa. Em vista disso, de acordo com a norma, os resíduos seriam