Trabalho de adm
Deve-se a Fayol a descoberta de que existem apenas seis funções essenciais, quer se trate de empresas grandes ou pequenas, simples ou complexas, públicas ou privadas. Todas as demais divisões e nomenclaturas são apenas elementos dessas funções.
1. técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação 3. segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas 4. financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
5. contábeis, relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatísticas
6. administrativas, relacionadas com a integração das outras cinco funções[3]
1) Função Técnica
Toda e qualquer organização tem uma determinada finalidade. Trata esta função dos fins da empresa. Assim, numa empresa fabril a finalidade é a transformação das matérias-primas em produtos. Portanto, numa fábrica a Função Técnica se localiza no setor de produção.
Numa empresa de transportes a Função Técnica é a remoção de coisas e pessoas. Numa escola, o ensino.
2) Função Comercial
É a que trata da venda e da compra de mercadorias e de utilidades.
Em se tratando de uma empresa comercial as funções ficam reduzidas a cinco, em virtude da fusão da Função Técnica com a Função Comercial, porquanto a empresa foi organizada para exercer como sua finalidade precípua a atividade Comercial.
A prosperidade da empresa depende tanto da Função Comercial quanto das demais funções; se o produto não se vende, a empresa forçosamente perecerá.
A habilidade comercial, unida à sagacidade e à decisão, implica em profundo conhecimento do Mercado e da força dos concorrentes, uma grande capacidade de previsão e, nas empresas importantes, a aplicação de “combinações”.
Constitui a Função Comercial dos seguintes elementos: a) Análise de Mercado;
b) Compra; c) Armazenamento; d) Cadastro; e)