Ancilostomíase - amarelão
Sintomas de Amarelão
Os sintomas do amarelão são: pequena lesão na pele por onde entrou o verme; palidez ou cor amarelada na pele; fraqueza generalizada; diarreia moderada; dor abdominal; anemia; perda do apetite; emagrecimento; cansaço; perda do fôlego em esforços; fezes negras e muito fedidas devido a presença de sangue. Casos crônicos, onde o indivíduo está infectado pelo verme a muitos anos podem gerar insuficiência cardíaca e comprometimento do desenvolvimento motor e cerebral, por vezes de forma irreversível.
Transmissão e Diagnóstico do Amarelão
Ocorre quando um indivíduo anda descalço ou toma banho de sol, um verme, ancilostomídeo, penetra na pele geralmente na zona dos pés, nádegas e costas, avançando aleatoriamente, produzindo uma erupção de formatos irregulares na pele. É uma doença característica de países subdesenvolvidos, onde as condições de saneamento são precárias. O diagnóstico do amarelão é feito através do exame de fezes
Ciclo de vida detalhado
1- As larvas penetram ativamente através da pele, atingem a circulação e executam uma viagem semelhante àquela realizada pelas larvas da lombriga, migrando do coração para os alvéolos pulmonares.
2- Dos alvéolos, seguem para os brônquios, traquéia, laringe, faringe, esôfago, estômago e intestino delagado, local em que se transformam em adultos.
3- Após acasalamento no intestino, as fêmeas iniciam a posturas dos ovos, que, misturados as fezes, são eliminados paara o solo. A diferença em relação à ascaridíase é que, neste caso, os ovos eclodem no solo e liberam uma larva. Tratamento para Amarelão
É feito com a toma de medicamentos como Befênio, Pirantel, Mebendazol ou Tiabendazol durante 1 a 3 dias