TRABALHO DDE SISTEMA NERVOSO
O processo de envelhecimento do sistema nervoso ainda é desconhecido, comparado ao resto do corpo. Pensava-se que problemas relacionados ao envelhecimento, como perda de memória tinham a ver com a redução do número de neurônios; no entanto, atualmente, os pesquisadores acreditam que, a não ser que você tenha uma doença especifica que danifica os neurônios, a culpa é de processos químicos complexos. Por exemplo, os cérebros dos portadores de Alzheimer a ter depósitos de proteínas fibrosas.chamadas de amiloides. A causa exata, porém, é desconhecida, embora uma teoria afirme que os amiloides se depositam no cérebro porque o sistema que regula a troca do sangue no cérebro, conhecido como barreira hematoencefálica, apresentou problemas.
O que é, provavelmente, mais fascinante no processo de envelhecimento é que é diferente de pessoa para pessoas e, de muitos modos, imprevisível. Graças aos avanços da medicina, estamos aprendendo mais a cada dia sobre as causas dos mais desagradáveis sinais de envelhecimento e, principalmente o que podemos fazer para revertê-los.
O envelhecimento é um processo irreversível, que ocorre durante toda vida, do nascimento à morte, e é acompanhado pelo declínio das funções biológicas da maior parte dos órgãos. Neste trabalho, realiza-se uma revisão das fases do sistema nervoso que se justifica o estudo como uma forma de compreender alguns dos fatores intervenientes no complexo processo de envelhecimento e suas consequências no cérebro.
2. O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO
2.1 – INFÃNCIA
O tamanho da cabeça de um feto é limitado pela necessidade de passar pela pelve da mãe durante o parto. Nessa fase, o cérebro tem um quarto do seu tamanho adulto; ele tem quase toda a sua quantidade de células nervosas, os neurônios, mas estes ainda não desenvolveram um grande números de interconexões. Após o nascimento, o crescimento do cérebro acelera.
Apenas dois anos mais tarde, já tem quatro quintos do seu tamanho adulto e