Mutagênese e carcinogênese
DISCIPLINA DE TOXICOLOGIA II
PROFESSORA: GREICY M. M. CONTERATO
ACADÊMICO: TIAGO ZANELLA E LUCINÉIA RIBEIRO
TRABALHO EFETIVO UNIVERSITÁRIO REFERENTE AO DIA 29/11/2011
1- COMPLETE A TABELA ABAIXO:
a) Chumbo * Indicador de efeito: Ácido deltaminolevulínico urinário, ALA-D eritrocitária, coproporfirina U, Porfobilinogênio U, protoporfirina dde Zn. * Indicador de exposição: Chumbo no sangue, na urina e no cabelo. * Mecanismo de ação: Inibição das enzimas de biossíntesse do Heme: ALA-D, ALA-S e ferroquelatase; Depleção do sistema antioxidante. * Órgão que acumulam: Tecido ósseo. * Órgão alvo de toxicidade: Sistema sanguíneo, sistema nervoso, sistema renal e cardíaco.
b) Mercúrio * Indicador de efeito: Não estabelecido * Indicador de exposição: Mercúrio urinário, no sangue total e cabelo. * Mecanismo de ação: Interação do mercúrio com moléculas sulfidrílicas protéicas e não protéicas. Ex. GSH e metalotioneinas. Quando o Hg se junta com algumas proteínas, pode causar imunogenicidade. * Órgão que acumulam: Rins, fígado e cérebro. * Órgão alvo de toxicidade: Rins e fígado.
c) Cádmio * Indicador de efeito: Não estabelecido. * Indicador de exposição: Cádmio no sangue – recente; Cádmio urinário – prolongada. * Mecanismo de ação: Geração de radicais livres: aumenta a produção de peróxido de hidrogênio, substituição de Fe e Cu das ferritinas e metalotioneínas e provável substituição do Mn da enzima superóxido dismutase pelo Cd, diminui a atividade. * Órgão que acumulam: Fígado e rins. * Órgão alvo de toxicidade: Rins, tecido ósseo, danos ao DNA.
d) Arsênio * Indicador de efeito: Não estabelecido * Indicador de exposição: Arsênio na urina, sangue cabelo e unhas. * Mecanismo de ação: Liga-se ao enxofre de cisteína, fazendo com que perca a função. * Órgão que acumulam: Inespecífica, afinidade pelas regiões com queratina como cabelo, unhas e pele. * Órgão alvo de