I M Dulo
Trabalho
De
Filosofia
Manhã I módulo Ensino Médio
Professor André
1-Quais os principais períodos da filosofia grega?
São 4 períodos da filosofia grega, o primeiro é o pré-socrático ou cosmológico, que foi do fim do século VII a.C. ao fim do século V a.C.; o segundo é o socrático ou antropológico, que foi do fim do século V a.C. a todo o século IV a.C.; o terceiro foi o sistemático que foi do século VI a.C. ao fim do século III a.C.; já o quarto é o helenístico ou greco-romano que foi do fim do século III a.C. ao século VI d.C.
2-Quais os principais traços da cosmologia pré-socrático? Escolha um deles e explique-o.
As principais característica da cosmológico é uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicá-la, a filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres. A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna. Eu escolho o Anaximandro que considerava a physis como ilimitado sem qualidades definidas.
3-O que é kínesis ou o devir? Por que essa idéia e central no pensamento pré-socrático?
Kínesis e devir significa movimento, por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração ou mudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Essa idéia e central porque os filósofos pré-socrático pensavam no mundo, porque tinha constantes mudanças.
4-O que ensinavam os sofistas?
Ensinavam técnicas de persuasão aos jovens, que aprendiam a defender a posição ou a opinião A, depois a posição ou opinião contraria, não A, de modo que, numa assembléia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhassem a discursão.
5-O que propunha