CONTE DO DO CURSO M DULO I
CONTEÚDO DO CURSO - MÓDULO I
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
Página 2 do módulo 1 virus origem natureza predatória parasitas vitais louis Pasteur mostrava que eles eram a causa de mts doenças
Página 3 do módulo 1 ultima metade do sec XIX a existencia do mundo microbiano diversificado de bactérias, fungos e protozoários estava bem establecida. O anatomista Jacob Henle observou os agentes infecciosos que eram pequenos para serem observados com o microscopio. em meados do sec XIX Pasteur designava como virus causadores de doenças. FORAM DENOMINADOS DE VIRUS FILTRAVÉIS MAS O TERMO ACABOU NÃO SE USANDO MAIS.
Página 5 do módulo 1
EXERCIOS MODULO I ALGUMAS DOENÇAS SÃO CAUSADAS POR MICROORGANISMOS
Página 8 do módulo 1
MODULO 1 EXERCICIOS RESPOSTA:
Página 8 do módulo 1
MODULO 1 EXERCÍCO RESPOSTA: OS VIRUS SÃO: OS MENORES ORGANISMOS EXISTENES , CONHECIDOS COMO AGENTES INFECCIOSOS CAUSADORES DE DOENÇAS EM HUMANOS, ANIMAIS E PLANTAS.
Página 11 do módulo 1
MODULO I CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS CONSISTEM DE UM ÁCIDO NUCLEICO (SEJA DNA OU RNA) ASSOCIADO A PROTEÍNAS E NÃO TÊM METABOLISMO PRÓPRIO, COM ISSO SÃO OBRIGADOS A INVADIR AS CÉLULAS E SE UTILIZAR DA MAQUINÁRIO CELULAR DO HOSPEDEIRO.
Página 13 do módulo 1
COMPOSIÇÃO DO VÍRUS POSSUEM APENAS UM ÁCIDO NUCLEICO, ENVOLVIDOS POR UMA CAPA PROTEICA E EM ALGUNS CASOS DE VÍRUS, POSSUEM ENVELOPE.
Página 18 do módulo 1
MODULO 1 COMO SÃO CHAMADOS AS SUBUNIDADES QUE FORMAM O CAPSÔMERO DA CÁPSIDE VIRAL? RESPOSTA. PROTÔMERO
Página 24 do módulo 1
RESPOSTAS: Vírions Icosaédricos O cápside viral destes vírus possui a forma icosaédrica. O icosaedro é um polígono de 20 faces triangulares, 12 vértices e 30 arestas, com 3 eixos de simetria. O ácido nucleico encontra-se empacotado no centro do polígono. Alguns exemplos de vírus icosaédricos são os adenovírus (DNA) e os picornavírus (RNA), que são icosaédricos não envelopados, e os herpesvírus (DNA), que são icosaédricos envelopados.
Página 27 do módulo 1
O