Trabalho Da Samii
A educação física tem um papel importante no desenvolvimento dos alunos onde proporciona a oportunidade de desenvolver habilidades corporais que influência na formação de qualidades morais e sociais da personalidade.
Ao movimentar-se as crianças expressam emoções, sentimentos e pensamentos, que ampliam o uso significativo de gestos e posturas corporais onde descobrem os próprios limites utilizando sua imagem corporal em seu espaço local. Suas mudanças significativas são nas principais áreas do desenvolvimento motor, intelectual, emocional e afetiva.
A medida em que a criança avança em relação a idade cronológica elas passam por processos de desenvolvimento que pode ser definido como melhoria das funções desempenhadas pelo indivíduo. O desenvolvimento motor é um processo contínuo de alterações no funcionamento do indivíduo onde ao longo do tempo tem uma maior capacidade de controlar seus pensamentos. E nesse trabalho iremos falar das fases motoras do desenvolvimento e seus respectivos estágios.
Fase de movimentos rudimentares: São as primeiras formas de movimentos voluntários, observados no bebe até os 2 anos de idade. São movimentos básicos como controlar a cabeça, o pescoço e a musculatura do tronco, assim como tarefas manipulativas de agarrar, soltar e alcançar, e isso permite uma certa sobrevivência para a criança. São dois tipos de estágios, o de inibição e o de pré-controle.
Inibição: Inicia-se no nascimento, e os reflexos dominam o repertório de movimentos do bebe. Dali em diante, os movimentos do bebe são crescentemente influenciadas pelo córtex em desenvolvimento. Esse desenvolvimento e a diminuição de certas restrições ambientais fazem com que vários reflexos sejam inibidos e vão desaparecendo. Os reflexos primitivos e posturais são substituídos por comportamentos motores voluntários. Com isso os movimentos voluntários são fragilmente diferenciados e integrados porque o aparato neuromotor do bebe está ainda em estágio rudimentar.