ATPS J Ao Bento
Engenharia Mecânica
Transferência de calor
Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)
Professor: Joao Bento
Aluno: Edmilson Silva dos Santos.
RA: 2504085227
Série: 7º “B”
Anápolis – Goiás
15 de abril de 2015
Passo 1
Pesquisar em bibliotecas e laboratórios de informática ler capítulos de livros e artigos acadêmicos sobre os conceitos básicos e mecanismos de transferência de calor e as propriedades térmicas da matéria em especifico isolantes térmicas.
MECANISMOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13). Como vimos, a radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.
A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas (isto é, o calor) é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (moléculas com maior energia cinética) para as temperaturas mais baixas (moléculas com menor energia cinética). A capacidade das substâncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Via de regra, sólidos são melhores condutores que líquidos e líquidos são melhores condutores que gases. Num extremo, metais são excelentes condutores de calor e no outro extremo, o ar é um péssimo condutor de calor. Conseqüentemente, a condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo a condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.