Trabalho Da Irlane
A ética e a moral
Segundo Sócrates, Platão e Aristóteles.
Luziânia
2015
Identificação
Nome: Irlane de Oliveira Felix Nº: 10
Nome: Thayna Mendes de Jesus Nº: 40
Série/Turma: 3º “C” Sala: 12
Turno: Matutino Data: 30/03/2015
Introdução
Todas as sociedades, todas as culturas possuem uma moral, ou seja, um grupo de valores que dizem respeito ao bem e ao mal, ao que tem a possibilidade de ser feito e ao que é “tampado”, e ao que é considerado um caminho correto, ou seja, visível para todas as pessoas pertencentes ao grupo tanto para a cultura quanto para a sociedade.
A ética segundo Sócrates
Para Sócrates, o conceito de ética iria além do senso comum da sua época, o corpo seria a prisão da alma, que é imutável e eterna. Existiria um “bem em si” próprios da sabedoria da alma e que podem ser rememorados pelo aprendizado. Esta bondade absoluta do homem tem relação a uma ética anterior à experiência, pertencente à alma e que o corpo para reconhecê-la terá que ser purificado.
A ética segundo Aristóteles
Aristóteles subordina sua ética à política, acreditando que na monarquia e na aristocracia se encontraria a alta virtude, já que esta é um privilégio de poucos indivíduos. Também diz que na prática ética, nós somos o que fazemos, ou seja, o Homem é moldado a medida em que faz escolhas éticas e sofre as influencias dessas escolhas.
A ética segundo Platão Para Platão a ética está relacionada com a Filosofia política, sendo essa o terreno próprio para a vida moral. Assim ele busca um estado ideal utópico, uma pessoa que conheça a essência geral do bem sabe que só pode ser feliz se agir demonstrando a adoção de condutas tidas como adequadas. A Ética é uma característica da ação humana, um elemento muito importante na produção da realidade social, toda pessoa humana possui um