trabalho da iranilda
Este trabalho tem como objetivo relatar os projetos idealizados por Loris Malaguzzi, implementados nas Escolas de Educação Infantil de Reggio Emília, onde sua metodologia usada era a do protagonismo infantil que defendia a ideia de que a criança deve participar de ações sociais por meio de projetos e sugestões desenvolvendo e aprimorando seus conhecimentos.
Loris criou e defendeu a ideia de que os adultos devem priorizar a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, fazendo dessa forma com que as mesmas passem a ser defendidas e atendidas individualmente.
DESEMVOLVIMENTO
Loris Malaguzzi, e considerado o criador da ideia de Reggio Emilia, e seu incentivador primordial, foi ele quem reconstituiu um princípio de ensino em que não existem disciplinas formais e que as atividades pedagógicas são desenvolvidas por meio de projetos.
Esses projetos são elaborados através de ideias propostas pelos próprios alunos, com a ajuda dos professores e não somente por eles como muitos imaginam, além de melhorar o desenvolvimento das várias linguagens. Loris Malaguzzinasceu no dia 23 de fevereiro de 1920, na cidade de Corregio, estudou e se formou em pedagogia na Universidade de Urbino. Sua carreira profissional se iniciou nas escolas primarias no ano de 1940, onde lecionou até o ano de 1943, em Salogno, cidade próxima a Reggio Emilia localizado em Villa Minozzo.
Em 1945 ele deu início a um projeto diferente se unindo com pessoas comuns de origem pobre e rural de trabalho, e juntos criaram e operaram uma escola para crianças que moravam na localidade próximo a Reggio Emilia, em uma pequena aldeia.
Através deste projeto vieram nascer várias outras escolas nos subúrbios e nos bairros mais pobres da cidade, já em 1950, Loris concluiu seu curso de psicologia, passando a desenvolver um novo trabalho mais agora como psicólogo da Medical Aconselhamento