Trabalho da força eletrica
ANDERSON
BRUNA BATISTA
LUANA
NATÁLIA ZANELATO
THAYS
TRABALHO DA FORÇA ELÉTRICA
BRAÇO DO NORTE, 2015
Força elétrica ocorre quando corpos carregados interagem entre eles. Compreendemos que os elétrons apresentam carga negativa e os prótons, carga positiva. Assim, independentemente de ser alguns prótons ou elétrons, ou ambos juntos ao serem colocados próximos ocorre um processo de interação elétrica.
Define-se carga elétrica puntiforme como um corpo eletrizado em que as dimensões são desprezíveis se comparadas às distâncias que os separam dos outros corpos eletrizados. O conceito é semelhante à ideia de um ponto material, apresentada na cinemática. Charles Augustin de Coulomb formulou em 1785, após análises experimentais, a lei que rege essas interações e que leva seu nome “Lei de Coulomb”. A Lei de Coulomb trata-se do princípio da eletricidade demonstrando que o valor absoluto da força entre duas cargas elétricas puntiformes (q1 e q2) é completamente proporcional ao resultado dos valores absolutos das duas cargas e opostamente proporcional ao quadrado da distância d entre eles. Sendo a força atrativa ou repulsiva estando sujeita ao sinal das cargas. Que ao serem diferentes possuíram força atrativa, caso as cargas sejam iguais, força repulsiva.
Coulomb estabeleceu a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância, enfatizando a semelhança desta com a teoria de Isaac Newton para a gravitação, que estabelece a relação entre a força gravitacional e a quantidade de massa e distância. Estudou as cargas elétricas pontuais e a distribuição de cargas em superfícies de corpos carregados. A força elétrica, tal como a força gravitacional, é conservativa, pois qualquer trabalho executado para vencer ela, é armazenado em forma de energia. O trabalho da força elétrica depende do ponto de partida e do ponto de chegada.
Uma carga elétrica Q fixa, cria um campo elétrico. Se abandonarmos uma carga de prova