Hist Ria Do Sal
A palavra sal vem do vocabulário grego hals, halos, que tanto significam sal como mar. Da mesma raiz se deriva a palavra halita, dada ao Cloreto de Sódio encontrado em depósitos naturais.
O Cloreto de Sódio, que existe abundantemente na natureza, é conhecido como sal comum. O Sal é de uso antiguíssimo.
Os Romanos consideravam-no como símbolo de sabedoria. Ainda hoje, um dos principais acessos de Roma chama-se "Via Salaria", era por esse caminho que chegavam as caravanas trazendo sal para a capital do Império. Eram as medidas de sal que se pagavam o trabalho dos obreiros, donde a palavra salário, usada ainda entre nós.
A palavra sal vem do vocabulário grego hals, halos, que tanto significam sal como mar. Da mesma raiz se deriva a palavra halita, dada ao Cloreto de Sódio encontrado em depósitos naturais, que é o sal gema. As Jazidas de sal gema descobertas no Brasil, encontram-se nos Estados de Sergipe, Alagoas e Amazonas.
Todos os mares do mundo contêm Cloreto de Sódio em solução, misturado com outros sais, dos quais os principais são: Sulfato de Cálcio, Sulfato de Magnésio, Carbonato de Cálcio; Cloreto de Magnésio, Cloreto de Potássio, Brometo de Potássio.
Para se construir uma salina são necessárias três condições básicas que são estas: Proximidade contígua ao mar, topografia adequada, condições climáticas favoráveis.
A primeira fortuna capitalista, a dos Stroganon, teve como base a exploração, no século XVI, das jazidas de sal de Moscovia.
Quando o homem neolítico decidiu cozinhar a sua carne e adicionar vegetais e mingau de aveia à sua dieta básica, ele teve que adicionar sal para compensar o sal que existe naturalmente em carnes cruas. Os povos neolíticos não tinham técnicas de mineração, porém, o sal era fácil de ser encontrado.
Por volta de 800 anos antes de Cristo, a civilização Halstatt, na Áustria de hoje, escavava sal e o comércio desse produto primário muito necessário se espalhou por toda a Europa Central. Na África do Norte, durante o