Presentation transcript
1. Trabalho da Força eletrica
2. Conceito :Consideramos a existência de um campo elétrico criado por uma carga fixa Q. Se num ponto qualquer desse campo abandonarmos uma carga de prova q, atuará sobre ela uma força da de natureza elétrica , que tende a deslocá-la, espontaneamente, na sua direção e no seu sentido.
3. A força elétrica , ao deslocar a carga q no sentido da força, realiza um trabalho motor( > 0). Se, no entanto, quisermos aproximar da carga fixa Q uma carga de prova q de mesmo sinal, ou afastar uma de sinal contrário, teremos de realizar um trabalho contra as forças de campo, para colocar a carga de prova q numa posição não natural.
4. Dizemos, então, que a força elétrica realiza um trabalho resistente (< 0) pois ela é contrária, ao sentido do deslocamento. Nessas condições, a carga q armazena o trabalho sob a forma de energia potencial, podendo restituí-lo no deslocamento inverso, espontaneamente. Essa é uma característica dos campos conservativos.
5. A força elétrica é uma força conservativa, pois todo trabalho executado para vencê-la não é perdido, ficando armazenado sob a forma de energia.
6. Expressão do trabalho da força elétrica Consideramos um campo elétrico criado por uma carga fixa Q, e uma carga de prova q se deslocam de uma ponto A para um ponto B devido a ação da força elétrica.
7. Exemplos :Consideramos o campo elétrico criado pela carga puntiforme Determine o trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga
9. Corrente Elétrica
10. Conceito:A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas). Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa