Trabalho cálculo 4
Mecânica das Fraturas
Engenharia – Cálculo 4
Eval Oliveira Miranda Júnior
Rafael Barcellos da Costa
Rená Mendes Santos
Resumo
Mecânica dos sólidos é uma parte da física se que dedica à deformação dos sólidos rígidos, sob ações externas, tais como forças mecânicas, magnetismo, eletricidade, calor, etc. Para o estudo dos sólidos os meios que podem ser representados pela hipótese que a microestrutura do material pode ser desprezada, o corpo pode ser representado como um conjunto contínuo de partículas.
A mecânica dos sólidos se dividi-la em: elasticidade, elasto-plasticidade, mecânica estrutural, piezeletricidade, viscoelasticidade-viscoplasticidade e mecânica da fratura. Estudaremos mais especificamente a mecânica da fratura.
A mecânica de fratura é a parte da mecânica dos sólidos que se especializa nos processos mecânicos que levam a propagação de fendas, fissuras, fratura e ruptura dos sólidos. A mecânica da fratura é uma ferramenta fundamental na melhoria do desempenho mecânico de materiais e componentes. Aplica a física de tensão e deformação, em particular as teorias da elasticidade e plasticidade, aos defeitos cristalográficos microscópicos encontrados em materiais reais, a fim de prever a falha mecânica macroscópica dos corpos.
A fratura em metais e ligas ocorre por um dos três micromecanismos mais comuns: fratura dúctil, que resulta da nucleação, crescimento e coalescência de micro poros internos, fratura por clivagem, que envolve a separação de planos cristalinos e fratura intergranular, ocorre quando o contorno do grão é o caminho preferencial da trinca. Alguns especialistas estudaram aa concentrações de tensões tais como Inglis, que estudou a tensões na extremidade de uma elipse, este considerou que as tesões no entalhe não influenciaram no contorno da placa; mas não seguiu explicando que quando o raio é nulo a tensão nominal da trinca iria para zero. Com isso ocorreria a ruptura, mas isso não