China
1-Quais as condições institucionais da China? A China tem tido um expressivo crescimento econômico, com isso, está em evidência em relação a outros países emergentes que fazem parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Na China, em 1978, inicia-se a abertura para o capitalismo sendo conhecida como “Política de Portas Abertas”. Foi iniciada por meio Partido Comunista Chinês (PCC), liderado por Deng Xiaoping, provocando com isso na época e até hoje grande desenvolvimento econômico.
2-As facilidades de se abrir uma empresa na China são: Enorme facilidade na exportação, baixos tributos, custo da mão-de-obra baixíssimo, ocasionando migração de várias empresas da região do Pacífico em busca destas e outras vantagens. Hoje o que predomina na exportação chinesa são os produtos manufaturados.
3-Quais as burocracias? Dificuldade em negociar com parceiros devido a grande valorização da taxa de câmbio. Sistema bancário precário. Empresas estatais muito burocratizadas e disputas internas dentro do partido político.
4- Relação de Trabalho Em relação ao trabalho, o capital humano é grande, no entanto o investimento estatal em escolaridade é muito pequeno, em relação ao PIB.
5-Corrupção: O índice de corrupção é baixíssimo, em grande parte, devido a uma ostensiva punição do estado para com o corrupto, podendo chegar até a pena de morte.
6-Quais os fatores positivos e negativos que afetam os negocios de uma empresa que venha investir na China? Positivos: Grande volume de mão-de-obra, em contrapartida baixíssimos salários e baixos tributos.