trabalho custos e orçamento
Custos Fixos (CF): são aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o volume da produção. Ex.: Aluguel, IPTU, salários e outros. Sendo que estes serão cobrados os mesmos valores independentemente do volume da produção, inclusive nas situações em que não houver também produção.
Custos variáveis (CV): são aqueles que os valores se alteram em função do volume da produção. Ex.: matéria-prima consumida, depreciação de equipamentos e gastos com hora extra. Estes custos aumentam de acordo que há um aumento na produção, caso não haja o mesmo será nulo.
Custos para tomada de decisões
Ponto de equilíbrio é o ponto da atividade da empresa no qual não há lucro nem prejuízo, isto é, o ponto em que a receita é igual ao custo total. Sendo que mais baixo este ponto de equilíbrio o prejuízo será menor.
Ponto de equilíbrio contábil: significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos.
Ponto de equilíbrio econômico é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas acrescidas de uma remuneração mínima (custo de oportunidade) sobre o capital investido pela empresa.
Ponto de equilíbrio financeiro é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas que representam desembolso financeiro para empresa. Os encargos por depreciação são exclusos por não representarem desembolso para empresa.
Assim podemos caracterizar que o ponto de equilíbrio econômico é maior que o ponto de equilíbrio contábil que é maior que o ponto de equilíbrio financeiro.
Orçamentos de vendas
A sistemática: é projetar vendas com a fixação prévia de qtde físicas e volumes monetários, é o ponto de partida do esquema orçamentário empresarial.
Tipos de previsão de vendas: por produtos, território, canal de distribuição, método de venda, tipo de cliente, valor de venda, combinações de venda, organização e vendedor.
Maximização das vendas X maximização dos lucros: é