Trabalho Cultura AdS
Ano lectivo 2014/15
Cultura
África do Sul
Catarina Balão, nº12, 12ºB
Daniela Ambrósio, nº13, 12ºB
Paolla Moura, nº21, 12ºB
Trabalho no âmbito da Disciplina de Psicologia B
Professora: Isabel Vargas
Pinhal Novo, Novembro de 2014
Indíce
- Introdução………………………………………………………………………………………3
- A cultura da África do Sul……………………………………………………………………4-8
- Conclusão………………………………………………………………………...…………….9
- Bibliografia……………………………………………………………………………………..9
Introdução
Com este trabalho pretendemos relacionar a cultura predominante num determinado país, neste caso a África do Sul, com a criação do ser humano em termos culturais e a influência que o meio social tem neste, bem como esclarecer o conceito de diversidade humana, tendo como o objectivo compreender as capacidades culturais deste.
A cultura da África do Sul
A cultura é o modo de vida próprio de uma sociedade, é a herança social, transmitida de geração em geração, de condutas, ideias, costumes, sentimentos, atitudes e tradições; é todo o conjunto de normas colectivas de comportamentos que se impõem às condutas individuais, sob pena de reprovação social.
A sociedade ensina o individuo as formas de proceder que deve seguir para ser aceite nela. Tais como, horas de sono, formas de ocupação, vestuário, hábito de higiene, tipo de alimentação, entretenimentos, maneiras de saudar as pessoas, expressão de sentimentos, etc. Assim, tudo o que o ser humano faz enquanto ser cultural pode dividir-se em condutas implicadas no fabrico de ferramentas, utensílios, objectos ou materiais, no estabelecimento de relações sociais e na elaboração e no uso de sistemas simbólicos de comunicação.
No caso da cultura sul-africana não existe uma única cultura, devido à diversidade étnica do país, cada grupo racial tem a sua própria identidade cultural. Encontram-se nesta, diversos aspectos culturais africanos e europeus (ingleses e holandeses) pois esta