Percursos das Abordagens Discursivas
Disciplina: Análise do Discurso e Ensino / Prof. Renato Caixeta da Silva
Aluna: Simone Mendes de Almeida Pardini
Fichamento do texto: MAGALHÃES, C.. Percursos das Abordagens Discursivas Associadas À Linguística Sistêmico-Funcional. In: VIEIRA, J. et al (eds). Olhares em Análise de Discurso Crítica. Brasília: CEPADIC, 2009, p 17-35. Disponível em http://www.cepadic.com/pdf/LivroOlharesemADC.pdf.
Objetivo: A autora, com base na teoria da Lingüística Sistêmico-Funcional apresenta publicações recentes e relevantes de teóricos como Halliday. Apresenta conceitos de Análise do Discurso (AD) e Análise Critica do Discurso (CDA), nas décadas de 1960 aos primeiros anos do século XXI.
A partir do trabalho Introduction to functional Grammar de Michael Halliday, a autora destaca:
O estudo dos recursos coesivos da língua inglesa – texto como uma unidade semântica e realiza um estudo dos recursos coesivos da língua;
Proposta de linguagem como semiótica social – linguagem como semiótica social, meta funcional, usada pelos seres humanos (falar com o mundo sobre suas experiências; relacionar-se em sociedade, organizar e enunciar suas mensagens.
John Sinclair e Malcolm Coulthard publicaram um estudo sobre a interação em sala de sala entre professores e alunos, como unidade de sentidos.
Advances in spoken discourse analysis e Advance in written text analysis, de Coulthard, obras importantes com base na linguística sistêmico-funcional hallidayana.
Texto: unidade de significado em que e se faz uso de recursos semióticos verbais, orais ou escritos e não verbais, será analisado dentro do contexto sociocultural e histórico.
Alguns Conceitos Básicos
Para teóricos da AD inglesa:
Discurso – unidade maior da linguagem oral em uso
Análise do Discurso – análise desta unidade
Texto – unidade maior da linguagem escrita em uso
Análise de texto ou análise textual –