FUNDAMENTOS HISTORICOS DO SERVIÇO SOCIAL
Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I
Itana Oliveira Ressurreição
RA 6998505520
Ludmara Scanavini Pereira
RA 1299732231
Marcela Maria da Silva Fermino
RA 7534597354
Melina Silvestre Meneghin
RA 6947469217
Silvia M. dos Santos Bonfim
RA 6955449182
ATPS Fundamentos Historicos e Teórico-Metodologicos do Serviço Social I
Tutora de Ensino à Distância: Maria Aucélia S. Damasceno
Limeira, 07 de outubro
As Mudanças que a Revolução Industrial trouxe para o Trabalhador
Operário e as Questões Sociais que com elas Vieram.
Resumo:
O presente artigo vem mostrar que com a Revolução Industrial surge a necessidade de mudanças no modo de vida do homem e no âmbito social, para acompanhar o progresso e se adaptar as transformações principalmente quanto ao trabalho. Com isso surgiram questões sociais em torno dessas adaptações, que são o objeto de trabalho de uma nova profissão decorrente dessas situações: o assistente social.
Palavras-chave: trabalho, especialização, questão social, serviço social.
Introdução:
As mudanças que ocorreram na classe operária após a revolução social foram difíceis, pois o trabalhador, que realizava a produção completa do produto, podendo ver sua finalização, com a mecanização passou a realizar somente parte do trabalho, como se fizesse parte de uma imensa máquina. Isso trouxe problemas e novas questões sociais a se estudar.
O que significa mudar?
Tudo muda a nossa volta ainda que disso não nos apercebamos são uma constante mudança, células que morrem e regeneram-se, cabelos que embranquecem com o passar dos anos, opiniões que se moderam ou se extremam, todo mundo é composto de mudança.
Mas o que significa verdadeiramente mudar? Consultando o dicionário veremos que se trata de alterar algo ou substituir alguma coisa, ou seja, um corte com o passado. Sim, é precisamente isso que os radicais da mudança apregoam: